5 dicas para preservar o brilho das joias

5 dicas para preservar o brilho das joias

Preservar o brilho das joias é o que pode fazer com que peças delicadas durem décadas. Para isso, bastam alguns cuidados especiais, que inclusive ajudam você a revisitar suas joias e reviver os sentimentos que elas consolidam.

A peça em si, ainda mais se tiver pedraria, tem sua beleza ímpar. Porém, com brilho ela fica ainda mais sofisticada. No entanto, é comum que perca parte dele com o tempo, por vezes ficando fosca ou opaca.

Nesse sentido, manutenção e limpeza podem evitar consequências piores, como a quebra ou a perda de uma pedra. Veja iniciativas que vão ajudar a manter o brilho das suas joias.

Índice

1. Evite utilizar cremes com as joias
2. Guarde-as separadamente
3. Faça manutenção frequente
4. Cuidado com banhos de mar e piscina
5. Solicite um reparo

1. Evite utilizar cremes com as joias

Tente evitar a manipulação de cremes ou perfumes no corpo quando estiver usando joias. Isso porque o uso desses produtos pode afetar a peça, causando danos muitas vezes irreversíveis às pedras, pérolas e metais.

Ocorre que alguns elementos químicos dos cosméticos interagem de forma inesperada com a peça, podendo ter ação abrasiva e corrosiva. Cremes, por exemplo, podem acumular entre as pedras, juntando sujeira, bactérias e fungos.

Embora o uso de cremes e perfumes seja indispensável para muitas pessoas, o cuidado deve ser ao menos no momento de aplicar esses produtos, deixando as peças afastadas desse processo e aguardando alguns minutos para colocá-las.

2. Guarde-as separadamente

Evite guardar todas as peças em um único espaço compacto organizador, pois juntas em contato podem ocorrer atritos danosos. Anéis podem arranhar e colares podem embolar, causando facilmente nós.

Um organizador de joias com espaços individuais é o mais recomendado.

3. Faça manutenção frequente

Independente da qualidade da peça, é esperado que devido ao uso e ao desgaste natural ocorram danos, que serão minimizados se você fizer uma breve manutenção frequente.

Em peças com diamantes e outras gemas coradas é recomendado levar a peça a um joalheiro ou ourives para manutenção.

Joias com pedras necessitam de fixação reforçada, evitando a perda.

Saiba também como cuidar de uma joia: guardar, limpar e aumentar sua durabilidade.

4. Cuidado com banhos de mar e piscina

Evite portar peças muito delicadas nessas ocasiões. Um boa opção é usar outros acessórios mais apropriados, ou separar joias mais rústicas para usar nesses passeios.

Os riscos às joias existem porque a água, seja de mar ou de piscina, possui elementos como sais, ácidos, cloro, flúor, entre outros, que prejudicam a qualidade da joia.

5. Solicite um reparo

Engana-se quem pensa que joias só precisam de reparo quando algum acidente acontece. Um serviço de limpeza serve para:

  • corrigir tamanho de joias;
  • polir e dar brilho profissional;
  • realizar o reparo de argolas, lacres e demais elementos.

Quer saber mais sobre joias? Acompanhe o blog Dudarillo. Para ver nossas peças, acesse o site e conheça nossas coleções. Você também pode entrar em contato para saber detalhes de alguma peça específica ou para encomendar uma joia personalizada.

Voltar para o blog