Saiba como cuidar de uma joia: guardar, limpar e aumentar sua durabilidade

Saiba como cuidar de uma joia: guardar, limpar e aumentar sua durabilidade

Saber como cuidar de uma joia é importante para preservá-la, afinal adquirir uma peça assim valiosa é o desejo de muitas mulheres, seja pelo destaque que uma joia dá, seja pelo significado que ela possui para quem a usa.

No entanto, uma peça assim precisa de cuidados especiais, até mesmo em razão do material de alta qualidade que a compõe. Só assim, é possível manter o brilho e garantir a durabilidade da sua joia.

Então, no artigo de hoje, vamos passar algumas informações importantes para orientar você a cuidar de uma joia, inclusive com relação à limpeza e ao armazenamento das peças.

Índice

1. O básico para cuidar de uma joia

2. Como fazer a limpeza correta para manter o brilho e qualidade?

3. O que você não deve fazer com suas joias?

O básico para cuidar de uma joia

Embora existam cuidados específicos para cada tipo de joia, a depender do formato das pedras ou mesmo do design da peça, existem também aqueles cuidados básicos que qualquer pessoa deve ter.

Confira abaixo algumas iniciativas importantes:

  • primeiro, tenha atenção a situações que possam gerar arranhões ou danos severos a sua joia, pois apesar de resistentes, têm componentes delicados;
  • retire sua joia e guarde em local seguro antes de realizar atividades que envolvem produtos químicos, medicamentos ou cosméticos;
  • não deixe a peça exposta ao sol ou calor por muito tempo;
  • apenas coloque suas joias minutos depois de ter passado algum perfume ou cosmético no corpo.
  • guarde as peças em compartimentos separados. Se você tiver um porta joias, separe-as cuidadosamente com uma flanela macia;
  • evite guardar joias em recipientes de plástico, como saquinhos;
  • guarde sempre em local bem arejado, principalmente aquelas que possuem pedras, pois elas precisam respirar. Evite locais secos ou úmidos demais.

Como fazer a limpeza correta para manter o brilho e qualidade?

Para garantir uma excelente durabilidade, é preciso considerar alguns de seus componentes ao cuidar de uma joia.

Caso possuam pedras em sua estrutura, busque lavar seu acessório com água morna e detergente neutro.

Além disso, tenha uma escovinha macia para efetuar uma limpeza mais profunda, enxaguando-a posteriormente.

Em alguns casos, pode ser recomendável mergulhar uma peça em álcool, mas consulte instruções do fabricante antes de fazer isso. Sempre que for secar, utilize lenços de papel descartáveis, limpos e secos.

Para joias que não contém pedras em sua estrutura, o processo de limpeza tende a ser mais fácil. Deixe sua joia de molho em água com bicarbonato de sódio por alguns minutos e depois a enxágue com água corrente.

O que você não deve fazer com suas joias?

Brincos de ouro com rubi | Brincos de ouro com rubi | Gargantilha Ouro Rubi Oval Diamantes It Girl

Não menos importante do que saber o que devemos fazer com nossas joias para garantir durabilidade, qualidade e brilho, é também entendermos o que não se deve fazer com elas

Vamos conferir alguns processos abaixo:

  • não ferva a água que será usada para fazer a limpeza de suas joias. O calor excessivo não faz bem para a estrutura das peças;
  • nunca deixe a peça de molho com produtos químicos, pois essa solução pode corroer a estrutura da joia, envelhecendo-a mais rapidamente com o tempo.

Gostou das dicas? Sabendo de todos os processos e dicas para deixar suas joias com brilho, qualidade e durabilidade por bastante tempo, siga a página @dudarillo_joias e conheça as peças exclusivas que temos para você.

Voltar para o blog